Vilarejo da Chapada
3 de novembro de 2019
Represa do Custódio
4 de novembro de 2019

Santo Antônio do Salto

Descubra as belezas de Santo Antônio do Salto, lindo vilarejo pertinho de Lavras Novas

Santo Antônio do Salto, é o distrito de Ouro Preto e está a 35 quilômetros de distância de Ouro Preto. A beleza da paisagem impressiona, um extenso e profundo vale leva à pequena comunidade.

Lá embaixo passa um formoso rio, que se encontra com inúmeros cursos d’água, formando várias corredeiras e pequenas quedas. Lá em cima é possível ver a grande Cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda. Na parte alta desta cachoeira está o distrito de Lavras Novas. Santo Antônio do Salto é local com pouca infra-estrutura, mas com grande potencial turístico. Ideal para passeios ecológicos.

 

História da Ocupação

A formação da localidade de Santo Antônio do Salto provavelmente remete ao final do século XVIII, sendo mais uma das inúmeras povoações propiciadas pela exploração aurífera. A ocupação da região, que hoje compõem o distrito, se desenvolveu ao pé da Serra das Lavras Novas, entre as margens do Rio Maynarte e de seu afluente Ribeirão dos Prazeres. Como em quase todas as povoações iniciadas em função do ouro, a localidade do Salto começou sua expansão territorial junto aos primeiros achados minerais. Por sua vez, o distrito não tem uma fundação oficial, ou seja, ao contrário de Ouro Preto, o início de sua história não possui grandes nomes, fatos e datas.

Iniciada no ribeirão, dentro dos domínios da antiga Fazenda do Salto, a exploração aurífera ocorreu apenas na margem esquerda do rio, na parte mais baixa da Serra do Itacolomi, provavelmente devido à falha geológica ocorrente na encosta da montanha. Assim, os primeiros desbravadores priorizaram a parte mais plana da tortuosa região, não só por causa dos primeiros achados minerais, mas também por causa da topografia disforme. Segundo a tradição oral, a toponímia do distrito esta ligada ao rio que corta seus domínios, sendo este o último ponto para se saltar a torrente em acesso à Fazenda Bandeiras, assim como, aos arraiais de Piranga e de Catas Altas. Sua nomenclatura também pode se referir à altura de sua principal cachoeira, que contém um grande salto.

Situado a 800 metros de altitude, o distrito de Santo Antônio do Salto está fixado em um rebaixamento de serras. O lugarejo é de difícil acesso por causa das montanhas que cerceiam a região. Devido ao seu isolamento, o povoado se caracterizou basicamente pela subsistência, exercendo como atividades produtivas a mineração, a agricultura e a pecuária. Neste contexto, a Fazenda Caboclo aparece como umas das mais importantes do distrito, abrangendo grande parte de seus arredores, delimitando fronteira com a região de Chapada. Entre os principais produtos agrícolas produzidos na localidade está a banana, um dos poucos itens concebidos para a comercialização.

Santo Antônio do Salto

Distrito de Ouro Preto, está a 35km de distância da sede e a 17km de Lavras Novas. Belas paisagens são características deste vilarejo, a comunidade fica dentro de um vale, com canyons, rios e cachoeiras, que se encontram com inúmeros cursos d´água, levando a piscinas naturais e pequenas quedas, na parte de cima é possível ver a cachoeira do rapel com mais de 200mt de queda uma visão única.

O que você vai encontrar

  • Áreas de camping
  • Aventuras e Expedições
  • Bares
  • Cachoeiras
  • Mercearias
  • Pousadas
  • Restaurantes

O que você não vai encontrar

  • Banco
  • Caixa Eletrônico
  • Farmácia
  • Posto de Gasolina
  • Posto de saúde

Dica: Praticamente nenhum estabelecimento aceita cartão, então programe-se.