Como chegar em Lavras Novas
30 de outubro de 2019
Santo Antônio do Salto
3 de novembro de 2019

Vilarejo da Chapada

Pertinho de Lavras novas você encontra o Vilarejo da Chapada, lugar perfeito para quem procura paz em contato com a natureza.

Vilarejo da Chapada

Vilarejo da Chapada

O Vilarejo da Chapada em um distrito de Ouro Preto, localizado às margens da Estrada Real, a cerca de 15 Km de Ouro Preto, 6km de Lavras Novas e 123 Km de Belo Horizonte. O distrito é cercado pela Serra do Trovão e Serra da Chapada, compostas por matas nativas e com várias cachoeiras que encantam turistas de várias regiões do Brasil.

Dentre as cachoeiras, destacam-se a Cachoeira do Castelinho e a Cachoeira do Falcão. Com estilo mineiro do interior, os visitantes do Vilarejo da Chapada encontrarão no vilarejo um povo hospitaleiro e acolhedor, podendo desfrutar de áreas de camping, restaurantes e locais para se hospedarem.

O Vilarejo da Chapada consiste em sua área central, uma capela do século XIX. Algumas de suas casas ainda preservam a simplicidade e a beleza da época. Mas o nosso maior patrimônio, não desfazendo da nossa arquitetura local, que aos poucos vem se descaracterizando, são nossas riquezas naturais.

Dotado de uma fauna e uma flora ainda desconhecidas para muitos, o Vilarejo da Chapada possui uma beleza exuberante. As matas e adjacências abrigam várias espécies de pássaros, dentre elas estão: Bem-te-vis, Tico-tico, Sabia, Pintassilgo, Gaviões, Seriemas e Jacus, esta em extinção, e muitas outras espécies migratórias como Gralhas e Garças, que podem ser vistas em várias épocas do ano.

o Vilarejo da Chapada é um dos mais promissores pólos de ecoturismo da região, com varias cachoeiras e serras, disponibiliza a pratica de esportes radicais, travessias por trilhas, passeios equestres, e muito verde!

Na região já existem pousadas, chalés, pensões e bares, não se tem uma média de quantos visitantes o vilarejo recebe por ano, mas já se sabe que não são poucos.

Com este avanço no turismo ecológico em todo o mundo, o maior desafio da região é organizar e conscientizar os visitantes sobre a necessidade de preservar a chapada, não só a área natural, mas como um todo (educação ambiental, patrimonial, cultural e arquitetônico), fazendo assim com que o bem estar social da comunidade seja preservado, bem como sua cultura e valores.

Ao visitar o Vilarejo da Chapada respeite nossos costumes e valores.

  1. Ao chega em nosso vilarejo reduza a velocidade de seu veículo para 20 Km, para a segurança de nossas crianças, idosos, e visitantes como você.
  2. Solicite informações nos bares e na associação comunitária para sua melhor comodidade.
  3. Procurar sempre caminhar á pé, pois além de saudável, evita transtornos como carros transitando no vilarejo que tem apenas 500 metros de extensão, e poluição causada por resíduos provenientes dos motores.
  4. Procurar sempre respeitar o som que já é tocado nos bares, se não for de sua preferência, solicite ao proprietário o que assim for de seu agrado. Tenho certeza que ele o atenderá.
  5. Sempre que tiver algum lixo, procurar a lixeira mais próxima, assim estará contribuindo para que sua visita seja ainda mais agradável, pois você será mais do que um visitante, você será amigo da chapada.
  6. Ao visitar nossas cachoeiras, procure levar somente o essencial como: protetor solar, muita água para se hidratar, chapéu, e, claro, sacola para colocar o seu lixo.
  7. Tente não deixar nada alem de sua presença, não levar nada alem de fotos, para que na lembrança fique apenas os bons momentos aqui vividos, e que no futuro seus filhos um dia possam conhecer CHAPADA, um lugar entre montanhas onde a água corre límpida, onde cachoeiras não são poluídas, onde as matas não são derrubadas. O seu filho terá muito prazer em conhecê-la.

O que você vai encontrar no Vilarejo da Chapada

  • Áreas de camping
  • Bares
  • Cachoeiras
  • Casas para alugar

O que você não vai encontrar

  • Banco
  • Caixa Eletrônico
  • Farmácia
  • Posto de Gasolina
  • Posto de saúde
  • Taxi

Dica: Praticamente nenhum estabelecimento aceita cartão, então programe-se.

Preservação do Meio Ambiente

Leve com você uma sacola plástica para juntar seu lixo. Sempre que encontrar algum lixo em sua caminhada recolha, assim você está ajudando a preservar o Meio Ambiente e claro, mantendo a paisagem sempre linda!

A estrada para Chapada

Carro

Mesmo que você tenha um carro que seja feito para andar na terra não corra, pois a estrada possui animais, pessoas e outros, podendo causar um acidente, você correndo também deixa de apreciar a bela paisagem!

Moto

Encontra-se uma areia branca bem fina similar a de praia em alguns trechos, muito cuidado pois escorrega muito, a moto praticamente não para no lugar, fique atento às curvas pois devido a irregularidade do solo, pedras e areia fina, caso seja necessária uma frenagem brusca a moto não vai parar.